Raúl Romero Havaux
«O desafio é integrar as diferentes perspectivas em uma realidade mais completa… Sim, e também…»
Não há ninguém inteligente o bastante para estar sempre errado.
Portanto, todos temos alguma razão. O desafio não está em demonstrar quem detém a verdade, mas em integrar as diferentes perspectivas em uma realidade mais completa. Esse é o espírito do «Sim, e também».
Ao longo da minha vida, trabalhei com pessoas e organizações muito diversas. Nesse caminho, aprendi que o que importa não são apenas os resultados, mas o impacto, e que, para que esse impacto seja construtivo e sustentável, ele deve estar fundamentado em um propósito maior, que inclui as pessoas e as transcende.
Estou convencido de algo simples e exigente ao mesmo tempo: o ato mais revolucionário que posso realizar é tentar ser uma pessoa melhor.
«Gosto muito mais de provocar reflexão do que de dar palestras»— Raúl Romero Havaux
Livros
Minhas ideias colocadas em circulação: do propósito e da consciência a uma história de futebol que é, na verdade, uma história sobre a dúvida.
Re-evolución Personal 2.0
Meu projeto mais recente
Um sistema para encontrar o propósito de vida e se tornar uma pessoa melhor. Meu trabalho mais recente, focado em ajudar as pessoas a viver uma vida mais significativa.
Adquira aqui
Duda
2014 · Meu primeiro romance
Uma história que poderia ter acontecido durante a Copa do Mundo do Brasil de 2014. Minha primeira incursão na ficção.
Adquira aqui
Capitalismo Consciente
Fundador do Capítulo México
Desde o início da minha trajetória como empreendedor, sempre me chamou a atenção o impacto das empresas no desenvolvimento. Nos anos 1980, aproximei-me e fui membro ativo da Business For Social Responsibility. Ainda me emociono com o “ativismo social” de algumas empresas internacionais que se aventuraram a colocar em pauta temas que tradicionalmente ficavam a cargo das ONGs. Talvez o que mais tenha me atraído naqueles anos tenha sido o vínculo estreito que essas marcas e esses casos criaram com colaboradores e consumidores mais “conscientes”. Ainda me lembro do dia em que decidi me afastar do “movimento”. Em uma das sessões, compartilhei a mesa com vários vice-presidentes de “Corporate Social Responsibility” de algumas das empresas menos “responsáveis” do planeta. Entendi que essa “revolução” empresarial já havia se transformado em um movimento institucional que buscava mais relações públicas e imagem do que uma evolução estrutural do modelo de negócios.
Para muitas empresas que entraram nessa onda, essa nova “consciência” do final do século passado gerou posicionamento e até bons retornos: todos queremos “salvar o planeta” e “ajudar crianças sem lar”. Acredito que fui testemunha do nascimento do que hoje entendemos como cultura woke. Com o passar do tempo, entendo que aquela etapa de reconhecimentos exibidos nas recepções corporativas, como se fossem estrelas Michelin, era a evolução natural da primeira onda de empresários “comprometidos”, que se estendeu por mais de 200 anos e que conhecemos como filantropia. Da filantropia à Responsabilidade Social. Da pessoa devolvendo, à empresa devolvendo à sociedade. Anos mais tarde, surgiram novos modelos para compreender o papel da empresa, e um dos que mais chamou minha atenção foi o Capitalismo Consciente.
O que me atraiu nessa “nova onda” de “filosofia empresarial” foi um princípio fundamental: se a empresa é administrada agregando valor a todos os stakeholders e perseguindo um propósito maior, além de alcançar resultados muito melhores, como vem sendo documentado nos últimos 20 anos, o mundo se torna “um lugar melhor”. Por isso, decidi trazer o movimento para o México e fundar o capítulo México do Capitalismo Consciente. No meu entendimento, essa é a terceira onda: da filantropia à Responsabilidade Social e, depois, ao Capitalismo Consciente. Ou seja, da pessoa devolvendo aquilo que “tomou a mais”, às empresas contribuindo para a sociedade, até chegar às empresas que nem “tomam” a mais nem “contribuem”, mas simplesmente conduzem seus negócios agregando valor a todos os stakeholders.
Durante os anos em que estive envolvido nesse “movimento”, desenvolvi uma perspectiva mais completa sobre a organização, a ponto de hoje uma das práticas mais poderosas no meu trabalho como consultor ser a Future Search, um processo de planejamento estratégico que parte de um propósito superior e inclui a geração de valor para todos os stakeholders e holders. Mas, como toda “revolução”, com o tempo ela se torna convencional. E, nesse caso, vi como a ideia de “consciência” se transformou em uma bandeira de moralismos que, longe de promover a liberdade e a prosperidade, estabeleceram regras de jogo contrárias ao mercado e prejudiciais à agilidade e ao florescimento empresarial. Por isso, em 2025, decidi deixar o movimento e a organização no México.
Hoje, meu entendimento é que essa evolução, da Filantropia à Responsabilidade Social e ao Capitalismo de Stakeholders, representa, por um lado, o desejo humano de gerar um impacto melhor por meio da livre iniciativa e, ao mesmo tempo, mecanismos de relações públicas que estão longe de ser eficazes para resolver os problemas que as empresas enfrentam no contexto atual e que o mundo exige. Cada uma dessas transformações na filosofia empresarial contribuiu, sem dúvida, para uma prática empresarial melhor, e aquilo que funciona em cada uma delas deve ser trazido para o presente. Ao mesmo tempo, cada uma dessas etapas evolutivas produziu uma “moral” que desvia a atenção de princípios éticos fundamentais e do sentido de mérito e liberdade que estão na origem da criatividade empresarial, junto ao livro de RP.